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R E V I S Ã O    D O    T Ó P I C O
Savio Postado em - 23/09/2007 : 00:24:25
Pessoal, ainda não acertei na combinação de amortecedores e molas dianteiras e traseiras da minha santinha. Acabei de trocar os dois amortecedores dianteiros. Comprei os amortecedores a gás originais do Opala com as molas originais do Opala cortadas em um elo e meio. Na traseira não consegui descobrir qual o amortecedor está lá para poder trocar. Bate tudo ! Tanto dianteira quanto traseira está batendo muito, além disso sinto uma instabilidade muito grande no carro. Já fiz revisão completa da suspensão com troca de ponteiras e uso todas as buchas em PU. Bandejas dianteiras e traseiras , superiores e inferiores, barra estabilizadora, tudo parece em ordem. Peço a sugestão de vcs na combinação de molas/amortecedores para tentar resolver o problema definitivamente.
Alguem usa as indicações de alinhamento indicadas no site ? E o resultado é satisfatório ? Um alinhador conceituado aqui da minha cidade, que já fez alinhamento em outras SMs, contesta esses numeros, mas não revela o que ele utiliza. E ai ?

Aguardo sugestões e obrigado desde já.
Sávio
12   R E S P O S T A S    A N T E R I O R E S    (Mais atual primeiro)
Guga Postado em - 28/01/2009 : 15:17:25
Kra esses amortecedores são recondicionados e os da macaulay sao bem ruins!!
Se vc pretende rebaixar com amortecedores recondicionados, procure por oficinas como: fenix amortecedores, gass, impacto amortecedores especiais, tebao, beto paraná...
GirayaJr Postado em - 20/01/2009 : 22:11:16
Alguem já tentou isso:
http://www3.ciashop.com.br/wolloko/product.asp?template_id=3&partner_id=246&nome=Amortecedor+GM+Opala+Completo+Dianteiros+e+Traseiro+Macaulay+Rebaixados&dept_id=1105&pf_id=amorebopl&dept_name=Gm

Os mais experientes, o que acham? quero reformar toda a suspensão da minha...
tuba Postado em - 08/09/2008 : 18:59:44
hauauahauh!!!
deixa eu fazer inveja a vcs...
lero lero.. acabei d pegar minha sm com a suspa dianteira ZERA!!!
hauhauhauhauahauahauahauah
Lindaaa maravilhosa....

Guga Postado em - 12/12/2007 : 17:37:52
Savio, em ultimo caso pense em recondicionar seus amortecedores, mas leve em oficinas que fazem preparaçao em amortecedores e com nome, por exemplo: Fenix, Gass, Tag... esses caras vao retificar o proprio amortecedor que vc tem e deixam do jeito que vc quiser(mais firme, ou mais macio)...
Abraço
grapowski Postado em - 16/11/2007 : 08:15:29
Vou pegar o carro hoje onde eu mandei fazer o serviço. Vamos ver como ficou. E também vou tirar fotos e colocar aqui pra vocês verem.
Carvalho Postado em - 15/11/2007 : 14:19:09
Sim Adriano
Desde a primeira, que foi uma 78.

Abraços


Zé Carvalho
grapowski Postado em - 14/11/2007 : 22:36:28
Engraçado...Depois então mando uma foto pra vcs verem como ficou. Conforme for peço pro cara alterar pra mim.

Valeu Carvalho, dúvida sanada.

Alias, vc usa essas medidas na sua SM, Zé???
Carvalho Postado em - 14/11/2007 : 19:39:48
Adriano

As medidas do caster que uso sempre ficarão entre 4 e 6 graus.
Pra ter alterado o visual do carro fizeram alguma kaka.
Leva em outro lugar e pede pra colocar em 4.5º. Aí dá uma volta e experimenta.

Abraços

Zé Carvalho
grapowski Postado em - 13/11/2007 : 21:53:15
Engraçado vc falar da sua traseira, pois a minha nao bate nada, e ainda nem revisei. To com um pequeno problema q é a pneu traseiro do lado direito pegando dentro da caixa de roda, mas o resto tá OK.
Eu reparei q atrás ela está com uns amortecedores vermelhos, os quais provavelmente não estão bons...
Nao lembro também se a barra estabilizadora traseira está lá, mas é capaz q não.
Na traseira, os da Chevy nao ficam bons? Não queria uma traseira muito dura...mas conforme for né...
E, como eu comentei no post anterior, o cáster ficou horrível. Nao entendo, aqueles numeros não devem estar certos...
BIGRED89 Postado em - 13/11/2007 : 19:22:05
Grapowski, quando peguei minha SM a suspensão também estava original, ou seja, um lixo após mais de 15 anos.

Na frente apenas revisei amortecedores e molas, trocando batentes. O alinhamento, balanceamento, ângulo de cáster etc, deixei pras lojas de suspensão e alinhamento mais antigas da cidade, das que se recusam a utilizar o sistema computadorizado, onde não tem as medidas SM, mas normalmente trabalha aquele velhozinho não muito chegado a conversas, e que deixa o carro perfeito. Não tenho nada a reclamar. Minha SM de dianteira é perfeita.

Na traseira, quando a peguei, tudo batia. Cheguei a olhar buchas de poliuretano, mas desisti porque pra pista é ótimo, pro dia à dia não dá.

Coloquei todas as buchas GM originais (caixinha azul), muito difíceis de encontrar no interior, troquei bandejas, molas, usei duas borrachas de batente ao invés de uma na parte de baixo e em cima, e no amortecedor, a minha usava os de Chevy. Até consegui os originais Monroe de Alfa 2300 (dianteiros), mas tinha que recondicionar um e o carro iria continuar com aquele molejo (confortável na cidade, mas instável nas curvas de alta).

Optei por instalar amortecedores dianteiros de F1000 (Cofap convencionais - o à gás não dá certo), ano 92, novos (R$60,00 cada - muito barato). O carro é duro na cidade, mas não bate nada. Vira um puro esportivo. Na estrada mantém o mesmo conforto com a agilidade de um kart.

Resultado: já fiz curva fechada à 170 e até hoje não sei o som dos pneus cantando em curva.

Há, medidas: dianteira: 215-60-15 (rodas originais) e traseira 235-60-15 (rodas originais), tudo com pneus Cooper Cobra.

Deu trabalho e tirando os pneus, acho que até saiu barato. Não lembro mais valores.

Mas valeu a pena e não me arrependo. Futuramente vou testar os amortecedores traseiros da F1000, que são iguais, mas mais macios.

Abs.
grapowski Postado em - 13/11/2007 : 17:12:23
Respondendo à pergunta do Sávio:

Eu usei os valores do site, e não ficou satisfatório.
O cáster ficou muito pra frente, comprometendo o visual do carro.
Ainda não dirigi o SM pra saber se ficou bom, mas visualmente está horrível =[
Eu estava aqui fuçando no forum quando li isto aqui:
http://www.smclube.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=475

quote:
Alooooooo André
Inverta que vão acabar seus problemas.
O motor recuará e descerá, dando o espaço que o capô precisa.
Já que mexeu nisso não se esqueça de conferir as regulagens do caster. Lembro que as medidas não são as do Opala, justamente por este recuo do motor, ok?
No seu caso:
Caster de 0º a 2º
Camber de 0º15' a 0º45'
Convergência de 0º10' a 0º30'

Abraços

Zé Carvalho


Zé, por favor, explique para mim por que no caso do almsouza ele deve usar estes valores acima e não os indicados no site???
grapowski Postado em - 02/10/2007 : 11:16:28
Caro Sávio,

Estou começando a mexer em suspensão da minha SM, que é uma 86 como a sua, justamente agora.
Vou fazer o que está descrito no site, tintim por tintim. Vou obrigar o alinhador a fazer oq está no site escrito. Estou usando pneus 205/65R15, que é a medida mais proxima da medida original, dando diferença de 1 cm de largura (pra menos) e 4,5 mm de altura (pra mais).
Lembrando q os numeros de alinhamento, cambagem, etc no site são para pneus 215/60R15, pneus q só a Cooper Cobra fabrica e são os olhos da cara.

Vou instalar os amortecedores do Opala, trocar todas as buchas, bieleta, o escambau e ver oq acontece.

Dica: já tentou gabaritar o agregado (berço) do seu motor? Estou fazendo isso na minha, é essencial.

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