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 PORCA DENTRO DA LONGARINA
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ROMULOSM85

567 Postagens

Postado em - 27/09/2006 :  20:31:37  Mostrar Dados do Usuário  Responder com Quote
Senhores, hoje fiz uma melhoria na minha SM, troquei toda a suspensão, tudo novo, peças Cofap e GM, o carro ficou uma maravilha.

Contudo, há um problema, gerado creio eu por um erro de projeto da Santa Matilde.

A suspensão traseira possui dois conjuntos de balanças, um inferior e outro superior, as balanças superiores, também chamadas de braços tensores (a barra tensora traseira é pressa nesses braços), são fixadas a estrutura do carro por um parafuso que entra pelo interior do carro (próximo a almofada do banco traseiro), passa pelo braço e enrosca numa porca que está soldada dentro da longarina.

Pois bem, essa porca, que não tem como trocar, que fica escondida lacrada dentro da longarina, perdeu a rosca, o parafuso não está mais dando torque.

Isso já aconteceu com os Senhores? Como fizeram para solucionar o problema, alguém tem uma dica????


Zé, você que tem um contato mais direto com o Fernando, pesquisa para mim como a fabrica resolvia problema.

Acho que uma porca perder rosca não é novidade, pode acontecer em qualquer SM, seria interessante acharmos uma solução pratica.

Rômulo SM 85
São Paulo - SP

rdiogo22

397 Postagens

Postado em - 27/09/2006 :  22:31:55  Mostrar Dados  Clicar par ver o endereço MSN Messenger de rdiogo22  Responder com Quote
romulo, no ruim de tudo passa um macho e abre outra rosca....

Rômulo Pereira Diogo
sm320/80 "mentex"
sm589/85 "pomarola"
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vinicius

158 Postagens

Postado em - 28/09/2006 :  08:25:02  Mostrar Dados  Clicar par ver o endereço MSN Messenger de vinicius  Responder com Quote
Se Fazer uma nova rosca não resolver compra um parafuso mais comprido e coloca a porca na parte de dentro do carro!!!! Mas o novo parafuso tem que ser de Aço!!!!!

Vinicius-SM 363
Belém-Pa

/|OO|=====|OO|\
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ROMULOSM85

567 Postagens

Postado em - 28/09/2006 :  09:26:27  Mostrar Dados  Responder com Quote
Rômulo, passar um macho na porca implica em utilizar um parafuso de maior diâmetro, contudo o tubo metálico interno a bucha não comporta um parafuso mais grosso, o original já entra justo.
Seria possível aumentar o diâmetro interno do tubo, mas isso pode tirar a bucha de centro, e a força de rotação da broca pode descolar o tubo metalico da borracha da bucha, danificando o conjunto.

Vinicius, o parafuso original já tem tamanho suficiente para colocar uma porca sobreposta a original, pelo menos achamos que tem, pois a porca fica num lugar inacessível, fica dentro da longarina do carro, lacrada dentro do aço, então, pelo menos inicialmente não temo como colocar uma sobre porca.

Inicialmente achamos que é necessário abrir um furo na longarina, o problema é como?

Rômulo SM 85
São Paulo - SP
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grapowski

220 Postagens

Postado em - 15/02/2008 :  09:31:21  Mostrar Dados  Clicar par ver o endereço MSN Messenger de grapowski  Responder com Quote
Romulo,

Vc conseguiu resolver esse problema da porca dentro da longarina???

Santa Matilde SM 4.1 1986/1986 - Chassi 845
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ROMULOSM85

567 Postagens

Postado em - 07/03/2008 :  16:13:59  Mostrar Dados  Responder com Quote
Já solucionei o problema com a porca, alias, não existe porca, a rosca é na própria parede da longarina, vou explicar por etapas o procedimento que fizemos:

A) A única forma viável seria furar mesmo a longarina, ponderamos que os danos estruturais seriam menores e menos arriscados do que tentar encher com solda e refazer a rosca, mas para isso teríamos que marca na parede externa (na caixa de roda) o local exato para fazer um furo com o menor diâmetro possível e alinhado com o parafuso que prende o braço da suspensão.
Para isso fizemos uma ferramenta em forma de U, em cada braço desse U fizemos dois furos alinhados, um deles no diâmetro do parafuso original na suspensão, montamos um dos lados do U no local do braço da suspensão, o outro braço do U ficou do lado de fora da longarina, passamos um broca pelo furo guia da ferramenta, e com isso fizemos uma marca guia na parede externa da longarina.

B) Tendo marcado o local exato para furar a longarina, escolhemos uma serra de copo com de 2,3 cm de diâmetro, o furo final na longarina ficou com cerca de 2,5cm, o que permite a entrada de uma chave canhão para colocar uma porca no parafuso do braço.

C) Antes de montar a suspensão, pintamos as bordas dos furos com tinta anti-ferrugem, depois de tudo montado colocamos tampões de borracha para evitar a entrada de sujeira na longarina.

Achamos melhor não fechar os furos da longarina com solda, pois implicaria em aquecer e destemperar o metal, afetaria a galvanização e poderia queimar o carro, alem disso a longarina se mostrou baste resistente, com paredes de quase 5mm de espessura.

Abraço

Rômulo SM 85
São Paulo - SP
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grapowski

220 Postagens

Postado em - 07/03/2008 :  16:52:23  Mostrar Dados  Clicar par ver o endereço MSN Messenger de grapowski  Responder com Quote
Obrigado pelo esclarecimento, ficou muito bem explicado!

Espero q venha a ajudar outras pessoas q encontrem-se na mesma situação!

Santa Matilde SM 4.1 1986/1986 - Chassi 845
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Guga

274 Postagens

Postado em - 08/03/2008 :  00:23:47  Mostrar Dados  Visitar a Homepage de Guga  Responder com Quote
Kramba hein Romulo, soh faltou fazer a peça e rodar no Nastran para medir esforços e vibraçoes... heheheeh
viva a engenharia...
valeu pela explicação super detalhada!!
abraço!!

Guga
SM-724/86 TURBO
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